sexta-feira, 27 de maio de 2016

“Terapia” do quebra-cabeça é ótima para combater a ansiedade
Postado em 19 de agosto de 2015 por Fleurdelisa
Estava me sentindo um pouco tensa ultimamente devido à uma morte na
família do meu marido, e ele tem estado muito estressado. Então eu comecei outro quebra-cabeça.
Quebra-cabeças  são tão relaxantes. Eles nunca falham em colocar a minha  no lugar de novo. Eles me forçam a concentrar toda a minha atenção em uma coisa específica, assim não há espaço para a minha mente vagar livremente e criar problema.
Eles não apenas acalmam a mente … eles aquietam a mente... e isso é algo que nós precisamos desesperadamente. A tagarelice continua em nossas cabeças está sempre presente. É como ter uma criança ranzinza de três anos de idade puxando a perna da nossa calça o dia todo. Os quebra-cabeças são uma forma de colocar essa criança para dormir e ter alguma paz momentânea.
Eu, geralmente, passo meia hora por vez montando eles, e quando termino, é como se o botão de “reset”  tivesse sido apertado, e então posso me esforçar  naquilo que está próximo com uma perspectiva muito mais fresca.
Sabe o que mais eu adoro em relação aos quebra-cabeças? Eles podem se tornar parte de sua vida familiar em um sentido mais amplo.
Nem sempre estou montando um quebra-cabeça, mas quando estou,  geralmente,  coloco-o em minha mesa de jantar, (ninguém mais come lá mesmo),  e toda vez que estou ficado frustrada, ou sobrecarregada, eu digo: “Mamãe vai trabalhar em seu quebra-cabeça um pouco.” Então, pego uma xícara de chá, assento à mesa para olhar pela janela, e trabalho no meu quebra-cabeça.
Se os meus filhos não estão se dando bem entre eles,  peço para se assentarem à mesa e passarem algumas horas no quebra-cabeça. Argumentos bestas, e desentendimentos são rapidamente esquecidos assim que eles começam a se concentrar na tarefa à mão... colocar aquelas peças juntas.
Se o meu marido está ao telefone, ele se assenta à mesa, distraidamente, encaixa as peças enquanto continua a conversa.  É algo que ele faz para passar o tempo.
Se eu preciso esperar 5 minutos para que a água do macarrão ferva... eu sento para trabalhar no quebra-cabeça.
Se eu não passei tempo suficiente com um de meus filhos, eu digo “vamos montar de quebra-cabeça um pouco.”, e trabalhamos juntos enquanto conversamos sobre os nossos dias.
A partir de agora, vou colocar como objetivo sempre ter um quebra-cabeça em minha mesa, e não apenas esperar por um momento de stress ou ansiedade para me fazer tirar um do armário. Acredito que, de sua maneira simples, os quebra-cabeças tornam a vida bem melhor.
Jigsaw Puzzle Anxiety
 Eu diria que é um desafio manter um quebra-cabeça sobre a mesa com duas crianças de 4 anos na casa.   Elas são fascinadas pelos quebra-cabeças e adoram tentar ajudar.  Meu filho de 4 anos veio até mim no começo dessa semana e disse “Eu  posso ajudar você, mamãe!”,  e despejou a vasilha inteira com as peças separadas para fora da mesa, junto com as peças que não haviam sido separadas.

Três dias de trabalho desceram pelo ralo.
Eu suspirei, e conclui que a minha amada mãezinha lá no céu deveria saber que eu perdi uma peça e queria que eu voltasse e olhasse de novo.
Se você nunca montou quebra-cabeças, dê outra chance a eles, e descubra por si próprio que grande “terapia” eles podem ser. E como eles podem acrescentar um pouco mais de algo bom à sua casa.
Obrigado por ler!
Xoxo
Lisa
Traduzido por Luiz Fernando Sousa Spósito

Nenhum comentário:

Postar um comentário