quinta-feira, 26 de maio de 2016

Montar quebra-cabeças ajuda o seu cérebro?



Patti Shih, Dotouranda em Neurociência, Brown University

Os quebra-cabeças têm um efeito limitado no cérebro se comparado com outros enigmas mais desafiadores para resolver (ex.: quebra-cabeça*, palavras cruzadas, sudoku, etc.). Entretanto, é, certamente, melhor do que nada, e dependendo da personalidade da pessoa, pode ser utilizado como relaxante do stress. São muitos os benefícios para o cérebro, quando o quebra-cabeça é usado para esse último caso.

Montar quebra-cabeça envolve algum processo visual e especial, e habilidade de pesquisa visual para ser capaz de combinar várias peças. Também utiliza o processo de memorização, para relembrar como uma peça pode se relacionar com a imagem inteira. Entretanto, pensar muito não é um requisito necessário. A pessoa pode, também, tentar encaixar as peças experimentando uma a uma. Essa, logicamente, não é a melhor maneira de montar um quebra-cabeça, uma vez que demanda muito mais tempo. Além de exercitar menos o cérebro.

Entretanto, talvez o aspecto mais útil de um quebra-cabeça é que, para muitas pessoas, conseguir montar um por completo pode ser uma experiência relaxante. O fato principal é a não necessidade de ter que pensar muito, e que o objetivo da tarefa é bem direto – o benefício de dar ao cérebro a oportunidade de descansar. Concentrar nas peças do quebra-cabeça pode ajudar a mente a desviar o foco de pensamentos negativos e estressantes. Quando a pessoa está em um estado mental tranquilo, os níveis de cortisol e pressão sanguínea caem a níveis mais saudáveis. Uma vez que elevações crônicas de cortisol na corrente sanguínea podem prejudicar as habilidades cognitivas. Qualquer coisa feita para reduzir esses níveis só traz benefício ao cérebro.
Escrito em 9 de setembro de 2014

* aqui foi usado o trermo brain-teaser, que é outra palavra para quebra-cabeça. Imagino que esses sejam aqueles enigmas onde você precisa pensar mais para resolver, tipo problemas de lógica.

Irina Grabina, Aficionada por quebra-cabeça, especialista de Marketing Word-of-Mouth.

De acordo com a Alzheimer Society of Canada, montar quebra-cabeça é uma das muitas atividades que podem ajudar  a manter o cérebro ativo, podendo contribuir para a redução do risco de desenvolver a doença de Alzheimer.
Relatório anual da Ravensburger
O quebra-cabeça requer concentração e representa um desafio a ser superado. A agilidade mental é uma das principais razões para montá-los. A ginástica mental, e o treinamento do cérebro são interessantes tanto para as pessoas com 20 anos, como para aquelas com 60 anos. Quando perguntamos a alguém que não monta quebra-cabeças, o que os faria montar um, a ginástica mental é o aspecto mais mencionado.
Procurar pela peça correta, encontrá-la, e colocá-la em uma imagem que cresce constantemente requer concentração e criatividade, pensamento lógico e espacial. E treina todas essas habilidades. Como explica o bioquímico, especialista em aprendizagem, e campeão mundial de memorização, Dr Gunther Karsten: “Montar quebra-cabeça faz várias áreas do cérebro trabalharem juntas para assegurar que uma imagem completa surja de várias partes.. Analisar as peças do quebra-cabeça, a composição lógica e a combinação ajudam a treinar a memória de curto prazo e poder de recordação.”
Um estudo sobre quebra-cabeças adultos descreve o modelo do “corredor cerebral” em grandes detalhes. Como aqueles que montam quebra-cabeças como relaxamento, os corredores cerebrais são responsáveis por mais de 30% de todos os montadores. Eles consideram a montagem do quebra-cabeça um desafio, uma maneira de se manterem mentalmente aptos. Para os corredores cerebrais, os quebra-cabeças são divertidos, exigentes e emocionantes, e despertam sua ambição.
Escrito em 24 de dezembro



Eu não consigo lhe dar uma resposta científica para essa pergunta. Mas posso lhe dizer que eles são uma excelente distração para pessoas que sofrem com distúrbios de ansiedade, tal como relato aqui Jigsaw Puzzle “Therapy” is Great for Anxiety.*   Eles acalmam a mente, fornecem algo para nos mantermos focados, ajudam a desligar dos nossos problemas. Eu, definitivamente, recomendo montar quebra-cabeça para manter a sua saúde mental!
Escrito em 27 de dezembro

* Texto em inglês.

Traduzido por Luiz Fernando Sousa Spósito

Nenhum comentário:

Postar um comentário